notícias

Cidadania cultural é pauta para a nova secretária de cultura de SP

14/04/2016

No dia 4 de abril, a servidora pública Maria do Rosário Ramalho assumiu o cargo de secretária Municipal de Cultura de São Paulo. Maria do Rosário substitui Nabil Bonduki, que ocupou a pasta por um ano e dois meses e agora a deixa para disputar a reeleição no legislativo municipal.

A nova secretária é formada em Serviço Social e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a atua desde 1982 na Prefeitura de São Paulo. Em relação à cultura, Maria do Rosário tem um olhar voltado para o fortalecimento de experiências e coletivos de jovens e o acesso da periferia às políticas públicas, que em 2003 resultou na construção do Projeto de Valorização das Iniciativas Culturais – VAI e outros projetos da Secretaria.

Durante sua cerimônia de posse Maria do Rosário defendeu a ampliação da cidadania cultural, de modo que todas e todos tenham reconhecido seu direito de decidir sobre ações culturais. A secretária pretende dar continuidade aos projetos das gestões de Juca Ferreira e Nabil Bonduki que tiveram como objetivo enfrentar a desigualdade socioterritorial, além de fortalecer os direitos culturais, a transversalidade cultural, a relação do Estado com o espaço público e os valores de convivência na cidade.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou a importância da construção cultural dos territórios e a mudança de mentalidade que acontece a partir da cultura. Além disso, Haddad ressaltou a necessidade em apoiar a Lei de Fomento à Periferia enquanto um dos compromissos até o final de sua gestão.

Segundo Hamilton Faria, coordenador da área de Cultura do Instituto Pólis, a cultura deve ter centralidade na construção de um modelo de cidade que inclui valores e modos de vida. “A fala do prefeito desenvolveu uma visão ampliada da cultura, aspecto que nós das entidades culturais da sociedade civil temos defendido desde o inicio dos anos 90”, relata, com entusiasmo, o coordenador do Pólis.

Hamilton Faria acredita que a nova secretária não apenas dará continuidade às agendas já estabelecidas, mas estimulará outros caminhos trazidos pela sua experiência e pela sua presença em gestões anteriores que tiveram sucesso na cidade.

*Foto: Fábio Arantes/SECOM