notícias

Acompanhe a Tour de experiências em economia solidária

01/06/2016

Economia solidária é um modelo de autogestão de organização social e econômica que tem como base a democracia. Com o objetivo de realizar um intercâmbio de experiências e conhecimento em economia solidária, as oradoras brasileiras Elisabeth Grimberg e Edlisa Peixoto participam da Tour Economia Social e Solidária 2016, iniciativa do projeto SSEDAS – Economia Social e Solidário.

A partilha de experiências é um elemento fundamental para promover o desenvolvimento local sustentável. A Tour iniciou dia 20 de maio em Lisboa, Portugal, e segue até 24 de junho, passando por Bulgária, Eslovênia e Croácia. O projeto, financiado pela União Europeia, dialoga em 23 línguas e pretende levar o conceito de economia solidária para 48 territórios tanto europeus quanto do Sul Global.

Durante 36 dias, as especialistas participam de debates e seminários, além de visitar boas práticas, como cooperativas e feiras, pela Europa. Elisabeth Grimberg é coordenadora da área de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis e está responsável por apresentar a questão da economia solidária inserida no contexto de resíduos sólidos. Já Edlisa Peixoto é realizadora do documentário “Palmas”, que narra a história da criação da moeda própria PALMAS em uma comunidade cearense e do primeiro Banco Comunitário do Brasil, o Banco Palmas.

Acompanhe a Tour pelo Facebook: fb.com/ssedastour2016

Mais informações : SUSY – Sustainable and Solidarity economY

Conheça exemplos de Economia Solidária: