notícias

Acontece o IV Congresso Brasileiro de Municipalismo – Cidades Sustentávei

22/11/2011

“Para se pensar em novas cidades, precisamos pensar em novos modos de ser, conviver, produzir e consumir. Neste sentido, a cultura pode contribuir muito para o projeto de cidades sustentáveis. Não é mais possível trabalhar sem este enfoque cultural.”, afirmou Hamilton Faria, coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis, a caminho do congresso para a sua participação no Eixo Cultura para Sustentabilidade.

O evento organizado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados acontece nos dias 21 e 22 de novembro no Palácio da Justiça em Porto Alegre-RS.

Copa de 2014, Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, mobilidade, economia local e criativa, consumo responsável e redesenho urbano foram alguns dos temas tratados no evento.

Oded Grajew, coordenador da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos, foi homenageado pelo Programa Cidades Sustentáveis, que serviu de referencia de pauta do evento.

Através da agenda Plataforma Cidades Sustentáveis, da construção de indicadores, e da adesão de assinatura de prefeitos da Carta Compromisso, o Programa Cidades Sustentáveis busca sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

No evento, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assinou a carta compromisso, entre outros prefeitos e candidatos que estavam presentes. Além de prefeitos de todos o país, o evento contou com lideranças sociais e empresariais.

Saiba mais sobre o evento.