notícias

ALOP realiza assembleia regional do Cone Sul no Paraguai

06/11/2013

A ALOP (Associação Latinoamericana de Organizações de Promoção do Desenvolvimento) realizou uma assembleia regional do Cone Sul, nos dias 29 e 30 de outubro, em Assunção, Paraguai. Do Brasil estiveram presentes o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e o Instituto Pólis.

Foi debatida a crise das ONGs na América Latina, com a retirada do financiamento de cooperação internacional, que impactou o continente inteiro. Outro tema foi a situação da América Latina como exportadora de commodities, de onde as grandes empresas extraem os bens naturais e os levam para processar em outras regiões.

O grupo defendeu uma alternativa mais autônoma e independente de desenvolvimento, a fim de preservar as riquezas naturais para benefício da população local e investir os recursos procedentes dessa exploração em políticas de educação, saúde e saneamento, orientando o projeto de desenvolvimento para benefício da população mais pobre.

No segundo dia do encontro, houve um debate com o Ministro do Planejamento do Paraguai sobre as políticas de combate à pobreza e a efetividade das políticas de transferência de renda.

“O debate permitiu um primeiro diálogo com o governo empossado este ano no Paraguai”, disse Silvio Caccia Bava, do Instituto Pólis.