notícias

Catadores de Bogotá fazem marcha pelo direito de realizar a coleta seletiva

20/10/2010

 

Catadores de Bogotá realizaram marcha pelas ruas do centro da cidade colombiana para reivindicar que o governo não privatize os serviços na área de resíduos sólidos. O ato, que aconteceu ontem, dia 19, marcou a abertura de encontro entre catadores de diversos países da América Latina e membros da rede GAIA (Aliança Global para Alternativas aos Incineradores.) A manifestação foi organizada pela Associação de Recicladores (Catadores) de Bogotá com participação de cerca de 2.500 pessoas.

Crédito: Luis Mariano Rendon

Catadores de 12 países estiveram presentes na manifestação

Enquanto a marcha acontecia, uma comissão de catadores se reuniu com a prefeitura de Bogotá que terminou por aprovar uma política de coleta seletiva com a participação dos catadores. Durante o protesto, os participantes também se posicionaram contra os incineradores. Na marcha, estiveram representados 12 países da América Latina: México, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Costa Rica, El Salvador, Porto Rico e Colômbia.

Hoje, dia 20, os membros da rede GAIA se reúnem com os catadores para discutir o impacto da incineração sobre os trabalhadores da coleta seletiva e reciclagem e a relação entre mudanças climáticas e resíduos sólidos. Fotos e notícias do evento estão sendo publicadas no endereço http://www.tallergaia.basuracerobahia.org/.