notícias

Catadores se reúnem em exposição sobre resíduos sólidos

18/12/2013

Está acontecendo no Parque Anhembi, em São Paulo, a 4ª edição da Expocatadores, evento que reúne milhares de catadores de todo o Brasil e de 14 países da América Latina, Caribe, África, Europa e Ásia. Organizado pela ANCAT (Associação Nacional dos Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis) e pelo MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), o evento busca a troca de informações, experiências e iniciativas para a gestão eficiente dos resíduos sólidos, entre catadores, gestores públicos e empresários.

A Expocatadores prevê a valorização e fortalecimento profissional do principal público do evento. Segundo o MNCR, no Brasil temos mais de 1 milhão de catadores que são responsáveis por 90% de tudo que é reciclado no País. A expectativa é receber por volta de 4 mil pessoas durante as atividades, que incluem oficinas, feira de negócios, seminários técnicos, debates, ações de inclusão social e analise de liberação de crédito para empresas.

Aproveitando a exposição, nesta quarta-feira, 18, o prefeito Fernando Haddad anunciou o investimento de 40 millhões de reais para a melhoria das condições de trabalho dos mais de 20 mil catadores presentes na cidade. O objetivo é de multiplicar por dez a capacidade de reciclagem de resíduos sólidos na capital até 2016, com triagem mecanizada. A atual taxa de reciclagem em São Paulo é de 1% do lixo produzido.

 

 

Expocatadores 2013

Data: 18 a 20 de dezembro de 2013
Horário: 10 às 20hs
Local: Anhembi – Centro de Exposições – Pavilhão Oeste – São Paulo – SP