notícias

coletivo de energia solar já é uma realidade!

06/06/2023

transição energética justa como resposta à pobreza energética!

O projeto do Instituto Pólis, com parceria de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e apoio do Energy Transition Fund (ETF), em colaboração com o Movimento dos Trabalhadores sem Teto – Leste 1, União dos Movimentos de Moradia do Estado de São Paulo, Revolusolar e Renovalumi, tem como propósito construir uma tecnologia social de coletivos de energia solar para contribuir com uma perspectiva popular sobre transição energética justa e, assim, combater a pobreza energética.

Enquanto uma organização que luta por cidades justas, acreditamos que o acesso à energia barata e de qualidade é um direito de todas as pessoas.

sobre o projeto
qual o objetivo?

O projeto é um protótipo de tecnologia social para a criação de coletivos que democratizem o acesso à energia de baixo custo, com qualidade e de forma sustentável, além de reduzir os gastos com energia dos moradores diretamente beneficiados e desenhar uma perspectiva popular sobre transição energética justa.

Sua construção está sendo realizada por meio de oficinas participativas e seguirá o caminho trilhado pelos processos de autogestão habitacional. Será, portanto, um modelo organizativo coletivo baseado nos princípios da participação, ajuda mútua, saber popular, solidariedade e justiça social.

Buscando ampliar nossa atuação de enfrentamento à pobreza energética e promoção de uma transição energética justa, o projeto também contempla ações de advocacy para incidir na política habitacional e ações de difusão junto aos movimento de moradia. A ideia é que o Coletivo Solar Paulo Freire inspire outros mutirões e demais integrantes dos movimentos de moradia. Para saber mais, confira o folder do projeto!

para quem?

Considerando os diferentes graus de abrangência desta proposta, estimamos: 

  • Atender diretamente 100 famílias do Mutirão Paulo Freire e, indiretamente, lideranças e membros dos movimentos de moradia, pois a ideia é que a construção do Coletivo Solar Paulo Freire inspire os outros mutirões;
  • Atender cerca de 300 pessoas por meio de curso online e gratuito sobre como organizações da sociedade civil,  Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), setor público, privado e outros atores estratégicos podem contribuir para o combate à pobreza energética, para a promoção de projetos de transição energética justa e para a efetivação o Direito à Moradia e à Cidade.

ações do projeto
censo paulo freire

O Censo Paulo Freire foi realizado no período de 3 a 21 de Junho de 2023. Participaram 69 famílias e a coleta de dados nos permitirá compreender: o perfil socioeconômico dos moradores, o perfil de consumo de energia elétrica e conhecimentos sobre eficiência energética e as principais questões referentes ao acesso à energia. A aplicação do questionário também teve a finalidade de estreitar os laços de nossa equipe com os moradores e promover o engajamento nas demais atividades do projeto. 

 Aplicação questionário Censo Paulo Freire com moradores, 2023
Aplicação questionário Censo Paulo Freire com moradores, 2023

oficina mão na massa

Em maio realizamos curso de capacitação sobre a instalação e manutenção de usina de geração de energia fotovoltaica (solar). Participaram da oficina 3 arquitetos e urbanistas e 7 moradores do Mutirão Paulo Freire, que também são membros do movimento de moradia. Todo o processo foi documentado por nossa equipe para a produção de uma vídeo aula e cartilha. 

próximos passos!
oficinas participativas

Nos dias 8, 22 e 29 de julho, acontecem as oficinas participativas no Conjunto Habitacional Paulo Freire. O ciclo de oficinas participativas contará com 3 encontros presenciais realizados no Mutirão Paulo Freire, um encontro com as lideranças da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo e uma assembleia final para validação do processo. 

Para essas oficinas, foram pensadas atividades relacionadas à temática de energia por meio de uma abordagem dinâmica, utilizando diferentes recursos didáticos. Essa é mais uma ação que permitirá que os moradores ganhem autonomia e façam a gestão e a administração da energia elétrica consumida pelas áreas comuns do Paulo Freire. 

Para proporcionar o envolvimento das crianças com a construção do projeto,  serão desenvolvidas atividades lúdicas sobre acesso à energia e mudanças climáticas.

curso online

No curso “Justiça Energética e Transição Justa, Inclusiva e Popular”, discutiremos como organizações da sociedade civil, Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), setor público, privado e outros atores estratégicos podem contribuir para o combate à pobreza energética e para a promoção de projetos de transição energética justa. Debateremos sobre a energia elétrica no Brasil, a revolução da energia solar, o direito à cidade e o acesso a energia. Para a exemplificação de uma aplicação prática, o módulo 4, “Aplicação na prática: ATHIS para combater a pobreza energética e efetivar o Direito à Moradia e à Cidade”, contará com 5 aulas e será dedicado ao processo de implementação do coletivo de energia solar no Paulo Freire, bem como recomendações para multiplicação da experiência em outros territórios. 

O curso será online, gratuito e, após sua realização, ficará integralmente disponível no youtube para facilitar a visualização do público.  

galeria de fotos