notícias

Contação de histórias e mediação de leitura marcam presença em formação de jovens monitores/as na Biblioteca Monteiro Lobato

13/11/2015

de Pontão Convivência e Cultura de Paz

O eixo sobre o Sistema Municipal de Bibliotecas foi introduzido na formação teórica do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) realizada no dia 03 de agosto na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, localizada no bairro da Vila Buarque, em São Paulo.

No período da manhã a bibliotecária e contadora de histórias Deise Maria Tebaldi Pedro apresentou a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB). O município de São Paulo conta com 52 bibliotecas públicas, 12 ônibus bibliotecas, 14 pontos de leitura e 13 bosques de leitura.

Esteve presente Heloisa Bonfanti, coordenadora da Divisão de Programas e Projetos da CSMB, apresentando a programação Cultural nas bibliotecas públicas. Oiram Antonini, bibliotecário e pesquisador na obra de Monteiro Lobato, conversou com os/as jovens sobre histórias e trajetórias do autor. A manhã foi encerrada com uma visita monitorada guiada por Eulália Maria C. Lobato.

Formação aconteceu na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, no bairro da Vila Buarque, em São Paulo.
Formação aconteceu na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, no bairro da Vila Buarque, em São Paulo.

Já no período da tarde, Fernanda Mendes Queiroz, coordenadora da Biblioteca Pública Raimundo de Menezes, falou sobre importância do agente cultural na mediação entre o cidadão e a biblioteca. Além disso, os/as jovens participaram de oficinas sobre: Mediação de leitura literária com Adilva Maria de Azevedo Santos, coordenadora da Biblioteca Pública Ricardo Ramos; contação de histórias com Deise Maria Tebaldi Pedro; e Roda de leitura e Leitura em voz alta com Silvana Maria Clivati, da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima.

Confira como foi essa formação no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=AqlppI1maC8