notícias

Desafios e perspectivas da Economia Solidária da Cultura e fortalecimento da Cidadania Cultural são debatidos em encontro na UFABC

26/06/2015

No dia 11 de junho aconteceu o evento “Economia Solidária da Cultura e Cidadania Cultural”, no campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC). Para assisti-lo na íntegra, clique aqui.

O encontro abordou a Economia Solidária da Cultura no país com foco no Grande ABC e na cidade de São Paulo, enfatizando as seguintes dimensões: potencial de geração de emprego e renda, compartilhamento de saberes e fazeres, uso sustentável dos recursos e fortalecimento da cidadania cultural.

Para dar início ao evento, esteve presente Ladislau Dowbor, economista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ministrando a palestra “Economia solidária: ensaios para um novo paradigma cultural”. Em seguida, Célio Turino, historiador, gestor cultural, escritor e criador do Programa Cultura Viva, falou sobre os desafios e perspectivas da Cidadania Cultural no Brasil.

No período da tarde, os grupos culturais Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas (ARCA), Sarau do Fórum, Coletivo de Consumo Rural Urbano (CRU), São Mateus em Movimento, Ponto de Cultura Circo Comunidade, Espaço 50 e Ilú Obá de Min participaram de uma mesa compartilhando ideias e experiências.

Participaram da mesa “Políticas Públicas de Promoção da Economia Solidária da Cultura e de Fortalecimento da Cidadania Cultural” Osvaldo de Oliveira Neto, secretário de cultura de São Bernardo do Campo, Tiago Nogueira, secretário de Cultura e Turismo de Santo André, Gil Marçal, coordenador do Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e Georgia Haddad Nicolau, diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC).

O encontro foi encerrado com uma conversa aberta, onde as pessoas presentes puderam fazer questionamentos e reflexões sobre os assuntos abordados.

O encontro foi uma realização da Pró-reitoria de Extensão da UFABC e do Instituto Pólis em parceria com as prefeituras de Santo André e São Bernardo do Campo e o Governo Federal.