notícias

Desafios para a Soberania Alimentar são apontados no relatório da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

15/06/2016

“Comida de Verdade, no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar” foi o lema da V Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceu em Brasília em novembro de 2015. O evento reuniu representantes de 23 países e buscou fortalecer a ideia de soberania alimentar relacionada a povos e comunidades tradicionais.

Durante a Conferência foram pontuados aspectos positivos, como a saída do país do mapa da fome em 2014, e negativos da implantação do Sisan, sistema de articulação de políticas públicas de SAN. Sobrepeso, obesidade, doenças crônicas, agrotóxicos e insegurança alimentar em grupos de maior vulnerabilidade são questões desafiadoras no cenário atual que foram abordadas durante o evento.

Um dos destaques da Conferência foi a reflexão sobre a noção de “soberania alimentar”. O conceito constitui o direito dos povos ao acesso a alimentos saudáveis e adequados, à autonomia de produção e consumo, e propõe questionamentos acerca dos modelos vigentes de produção industrial.

O Instituto Pólis integrou a comissão organizadora da Conferência e buscou enfatizar propostas de Segurança Alimentar e Nutricional referentes ao campo urbano, como as questões relativas ao abastecimento, as hortas urbanas e a agricultura periurbana. Com o objetivo de discutir diferentes concepções sobre abastecimento, foi elaborada pelo Pólis a atividade “Abastecimento Alimentar na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável”, além de compor a equipe de sistematização das propostas.

Clique aqui e faça download do relatório completo