notícias

Diferentes cidades em uma só

10/01/2017

Mapa da Desigualdade de São Paulo expõe realidades discrepantes em regiões diferentes da mesma cidade

Segundo estudo desenvolvido pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), São Paulo possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país, com 0,783. A cidade tem aproximadamente 12 milhões de pessoas, as quais se localizam em 31 subregiões, como Butantã, Ipiranga, Guaianazes e Parelheiros.

No entanto, é desproporcional a qualidade de vida entre essas regiões. A Rede Nossa São Paulo lançou recentemente o Mapa da Desigualdade da cidade de São Paulo. Este revela, por exemplo, que a possibilidade um jovem ser vítima de homicídio no Campo Limpo é 16 vezes maior do que na Vila Mariana. Já entre o distrito de Marsilac e Moema, o risco é 42 vezes maior no primeiro.

Em entrevista ao Portal Aprendiz, Oded Grajew, fundador da Rede, é preciso direcionar as políticas públicas para as regiões com os piores índices. “Quando olhamos os indicadores de alguns distritos, percebemos que São Paulo conseguiu ter indicadores de excelência, mas porque não conseguimos espalhar estes números para toda a cidade?”, questiona.

Grajew ainda lembra que “a desigualdade é o ovo da serpente dos problemas de São Paulo, e os piores distritos do Mapa são normalmente onde a população tem pouca força política e não participa do financiamento de campanhas”.

Clique aqui para acessar os dados do Mapa da Desigualdade