notícias

Encontro Estéticas das Periferias traz atividades em vários pontos de SP

16/08/2016

Encontro começa no dia 23 com debate sobre a cultura de desobediência e promove atividades ao longo de toda a semana

Ao longo de uma semana, o Encontro Estéticas das Periferias irá trazer 400 manifestações artísticas e 140 debates espalhados em vários pontos da cidade. O evento, organizado por 33 coletivos, começa na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, e ocorre em cerca de 150 espaços culturais.

O encontro, que antes de 2012 se chamava Estética da Periferia, passou para o plural para não se inclinar a um padrão de cultura ou estética. A transformação enfatiza justamente a valorização das diferentes vozes nas periferias de São Paulo, o que vai contra à homogenização que se faz quando discute a “cultura da periferia”, como se todas as produções fizessem parte de um bloco rígido. A partir de então, a programação passou a girar em torno de seis eixos: direitos humanos, culturas negras, produção cultural de mulheres, direito à cidade, meio ambiente, cultura e futebol.

No ano seguinte, o Estéticas das Periferias passou a homenagear pessoas e grupos de dentro da cultura popular e periférica, como Nelson Triunfo, Pombas Urbanas, Dona Odete da Vai Vai, Carolina Maria de Jesus, Jair Rodrigues e MC Daleste. E, enfim, em 2014, o evento entra para o calendário cultural da cidade conhecido como “Virada Cultural” da Quebrada. E, em 2015, apenas 4% das atividades ocorreram no centro, consolidando a valorização das periferias.

O espetáculo de abertura Dos Tambores ao Tamborzão será precedido pelo debate “Direito à cultura: cultura da desobediência”, que irá discutir a desobediência como ação política, chamando a responsabilidade do Estado para a efetivação de políticas públicas. Na mesa estarão Hamilton Faria, poeta e coordenador de Cultura do Instituto Pólis; Tião Soares, especialista em educação e cultura; Heloisa Buarque de Hollanda, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea PACC/UFRJ; Regina Egger Pazzanese, doutoranda em História Social pela USP; a educadora Marcia Izzo; e a produtora cultural Daniela Biancardi. A discussão será realizada no Auditório do Ibiriapuera, dia 23, às 17h.

Para acessar a programação completa, entre em: www.esteticasdasperiferias.org.br/2015/

Acesse também a página no Facebook: www.facebook.com/esteticasdasperiferias/

Imagem destacada feita por Gledson Neix.