notícias

Folha: Guia turístico de lugares ‘difíceis’ propõe mostrar conflitos de São Paulo

11/04/2016

Pontos turísticos como o MASP e o Monumento às Bandeiras estão presentes em todos os guias de São Paulo. Inclusive em O Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo, coordenado por Renato Cymbalista, urbanista e presidente do Instituto Pólis. No entanto, em seu livro esses pontos contam com um olhar um pouco diferente.

A publicação, que será lançada em novembro pela editora Narrativa Um, não se limita a mostrar lugares turísticos da cidade devido às questões estéticas: busca traçar um panorama de aspectos tensos e traumáticos, resultado de conflitos sociais e desafios que permearam os locais.

As atrações serão divididas em temas, tais como segregação, resistência, ditadura e moradia. A de resistência, por exemplo, reunirá “locais que lembram que grupos precisaram e precisam lutar pelo direito de se expressar”, comenta o autor. Como o caso das homenagens a ciclistas mortos por atropelamentos, chamadas de “ghost bikes”.

Em entrevista para a Folha, Cymbalista conta que “é um guia que busca escavar a superfície para revelar feridas ou reabrir cicatrizes”.

Saiba mais sobre o guia na matéria completa da Folha de S. Paulo

Fonte imagem: bikeelegal.com.br / Ciclocidade