Hamilton Faria é homenageado no Paraná por sua contribuição para a Cultura de Paz

Cidadania Cultural, Convivência e Paz
5 de outubro de 2015

Comunicação Pólis

No mês de setembro o poeta e coordenador da área de Cultura do Instituto Pólis Hamilton Faria recebeu título de menção honrosa por seu trabalho em favor de uma Cultura de Paz. Hamilton é colaborador do Conselho Parlamentar de Cultura de Paz (Conpaz) no estado do Paraná e contribuiu ativamente para a criação do órgão.

A homenagem ocorreu em Curitiba, no dia 20, na abertura da Semana da Paz, em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná para entrega de diplomas a entidades e personalidades paranaenses que desenvolvem ações de fortalecimento da Cultura de Paz.

Hamilton Faria recebe diploma do dep. Péricles Mello

Hamilton Faria recebe diploma do dep. Péricles de Mello

O evento reuniu diversas pessoas e redes envolvidas com a construção de uma Cultura de Paz: professores, políticos, trabalhadores, ativistas, dentre outros. Para Hamilton, é importante que haja a discussão sobre paz entre os deputados, já que o Paraná teve episódios recentes que necessitam muita reflexão. “A homenagem que recebemos é um reconhecimento do trabalho do Pólis. Desde o início dos anos 2000 estamos aproximando as redes culturais do país e de vários continentes da energia da Cultura de Paz”, comenta o poeta.

Ele acrescenta que “este paradigma de mudança revela a integração da cultura, com ética, transformação individual e coletiva, reverência à vida, propostas de mudanças individuais e coletivas, superação da desigualdade e exclusão, mas sempre com o reencantamento da vida em sociedade”.

O Conpaz, órgão responsável pela Semana da Paz (20-27 de setembro), foi criado na ALEP por iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT) e conta com a participação de inúmeras entidades religiosas, culturais e de defesa dos direitos humanos e parlamentares de todos os partidos, com o objetivo de debater e divulgar a Cultura de Paz na sociedade.

Anterior / Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.