notícias

Inscrições abertas para o Congresso América Latina e Interculturalidade

22/08/2013

Estão abertas, até o dia 1º de setembro, as inscrições de resumo para apresentação oral no I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade – América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, que acontece de 7 a 9 de novembro na UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). As inscrições podem ser feitas diretamente no site do evento: http://congressoamericalatina.weebly.com. Para aqueles que não tenham interesse em apresentar trabalhos científicos no evento, o prazo de inscrição é 20 de outubro.

Os trabalhos devem se encaixar em um dos seguintes eixos temáticos: Mediação cultural, Intermedialidade, Cenários transculturais, Multilinguismo e pluriculturalismo, Políticas linguísticas ou  Políticas culturais. A apresentação de trabalhos é restrita a alunos e egressos de programas de pós-graduação nas modalidades Mestrado e Doutorado.

O Congresso é resultado de dois eventos que aconteceram anteriormente na Universidade, nos anos de 2011 e 2012: o Seminário de bilinguismo e educação bilingue e a Semana de Mediação Cultural. De acordo com a professora Maria Eta Vieira, o objetivo do evento é estabelecer discussões interdisciplinares, congregando todas as áreas do Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História (ILAACH). “A proposta é ampliar as discussões e estabelecer redes de pesquisa e ensino que promovam um intercâmbio de ideias e de experiências interculturais”, disse Maria Eta. Ela destacou, ainda, que o Congresso contará com a presença de pesquisadores de vários países da América Latina e o Caribe.

A conferência de abertura será ministrada pelo antropólogo e pesquisador da língua guarani, Bartomeu Meliá, que falará sobre “Usos e abusos do conceito da interculturalidade em um mundo fragmentado”. Também fazem parte da programação mesas redondas, comunicações científicas e atividades culturais. A programação completa já está disponível no site do evento.