notícias

Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico realiza curso com enfoque em desmistificar a imagem das favelas

20/03/2015

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), o curso “O Direito das Favelas” ocorrerá nos dias 20 e 21 do mês de março. Ministradas pelo especialista em planejamento urbano e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alex Ferreira Magalhães, as aulas propõem uma nova e desmistificada maneira de pensar as favelas enquanto espaço regulado pela população e pelo poder público. O objetivo do curso e ampliar o olhar para tais espaços, deslegitimando a ideia de que as favelas são locais desordenados. “É uma realidade muito diferente daquela ideia de que vale tudo. Há ali uma organização minuciosa”, acrescenta o professor

O Direito das Favelas abre a programação de cursos desenvolvidos pelo IBDU para o primeiro semestre de 2015. O calendário, que está voltado para um novo enfoque da relação entre o cidadão e o espaço urbano, terão a seguinte agenda: registros públicos e regularização fundiária (10 e 11 de abril), direito à moradia adequada e o programa Minha, Casa Minha Vida (29 e 30 de maio) e infra-estrutura, serviços urbanos e direito à cidade: 19 e 20 de junho.

Todos os workshops organizados pelo Instituto acontecerão em sua sede, localizada na Rua Araújo, número 124, do bairro paulistano República.