notícias

instituto pólis completa 36 anos

07/06/2023

Em 6 de junho completamos 36 anos de luta por cidades justas! A nossa história começa, oficialmente, em 1987, durante a redemocratização do país. Na época, nosso principal objetivo era incluir a função social da cidade e da propriedade urbana na Constituição, o que, posteriormente, deu origem aos artigos 182 e 183.

Desde então, transformamos a cidade em nosso lócus de atuação, fazendo o direito à cidade presente em todas as nossas atividades e produções: desde o desenvolvimento de pesquisas até trabalhos de assessoria e avaliação de políticas públicas. Assim, acumulamos mais de três décadas de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que atuam no enfrentamento de injustiças sociais, urbanas e ambientais.

Nesses 36 anos enfrentamos momentos muito desafiadores, com destaque à pandemia de covid-19 e o aprofundamento das desigualdades sociais de 2020 para cá. No entanto, nunca deixamos de acreditar que construir um outro futuro é possível ― e é isso que nos motiva a continuar resistindo, produzindo conhecimento, mobilizando e sensibilizando.

Para nós, é uma felicidade enorme dividir mais um ano de história com vocês, que nos acompanham e fortalecem a nossa luta por cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. Se você quer saber mais sobre direito à cidade e o que nos motiva a seguir com o nosso trabalho, clique no link abaixo e confira o vídeo que produzimos para celebrar este novo ciclo! 🙂