notícias

Instituto Pólis dá início ao programa Jovem Monitor Cultural

05/01/2015

O Instituto Pólis iniciou no fim de novembro de 2014 um novo projeto voltado para a juventude: o Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC). Ele visa a formação teórica e prática de 111 jovens entre 18 e 29 anos. Eles atuarão na recepção, produção e difusão da cultura municipal em equipamentos culturais da cidade de São Paulo, tais como casas de cultura, centros culturais, teatros distritais e gabinetes da Secretaria Municipal de Cultura.

A formação teve início no dia 28 de novembro com a acolhida dos jovens e apresentação do programa. Participaram gestores de cada equipamento cultural, a equipe do Instituto Pólis, representantes do Centro Cultural da Juventude (CCJ) e da Ação Educativa, ONG que também
realiza atividades de formação com jovens do PJMC de outros espaços culturais da Prefeitura. No dia 1o de dezembro foi realizado o segundo encontro. Houve uma dinâmica de integração onde os jovens produziram instalações artísticas com seus objetos pessoais. Em seguida, foi apresentado o conceito de cultura pelo escritor, professor e um dos assessores de formação do PJMC do Pólis, Valmir de Souza.

O terceiro encontro, ocorrido no dia 03 de dezembro, contou com a apresentação do site do instituto e de nova dinâmica entre os jovens. Hamilton Faria, coordenador do Pólis, apresentou a “Árvore da Cultura”, analogia feita pelo sociólogo catalão Augusti Nicolau Coll para representar a composição da cultura: a ancestralidade (raízes), as instituições (tronco) e as práticas cotidianas (folhas). Valmir de Souza deu continuidade na formação falando sobre cultura, cidadania e diversidade cultural.

Já no dia 15 de dezembro os jovens participaram do “SMC no Território – Articulando as Políticas Culturais na Cidade”, realizado na Galeria Olido pela Secretaria Municipal de Cultura. O encontro teve como objetivo apresentar e discutir a política de articulação territorial da secretaria e contou com a presença de gestores públicos de cultura do município de São Paulo.

O Programa

O programa surgiu pela Lei Municipal 14.968/09 e o Decreto Municipal 51.121/09 e é financiado através de edital da Secretaria Municipal de Cultura. Terá a duração de um ano e contará com formações teóricas no Instituto Pólis às segundas-feiras e formações práticas nos equipamentos culturais durante a semana, acompanhados por agentes de formação in loco.

Os jovens receberão bolsa auxílio para atuarem em diversas unidades do Departamento de Expansão Cultural (DEC), do Gabinete da SMC, do Departamento de Cidadania Cultural e de Fomentos. Ao longo de um ano de projeto espera-se ampliar o diálogo entre a juventude e a cidade, além de promover ações e reflexões a respeito do papel dos jovens na promoção de atividades relacionadas à cultura e uso do espaço público.

O Pólis tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania cultural na cidade de São Paulo através da formação desses jovens, gerando uma reflexão a respeito do direito à cidade, da cultura de paz, da convivência em espaços públicos, da intervenção no território, do desenvolvimento da cultura local, entre outros saberes.