notícias

Instituto Pólis é representado na Cumbre Mundial Arte, Cultura e Paz

14/04/2015

Hamilton Faria, poeta e coordenador de Cidadania Cultural do Instituto Pólis, foi um dos cinco brasileiros convidados a participar do evento internacional Cumbre Mundial Arte, Cultura e Paz. Realizado entre os dias 6 e 11 de abril em Bogotá, o evento alcançou milhares de pessoas: no último dia, foram contabilizados mais de 10 mil inscritos e 500 convidados internacionais.

Sob a organização do Instituto Distrital de las Artes – Idartes, o objetivo do encontro foi reunir artistas e pensadores do mundo todo para que suas forças contribuíssem artisticamente a empreitada de reestabelecer a paz na Colômbia. Diversos temas foram abordados durante  os seis dias de discussão, dentre eles Arte e Cultura na construção da paz, Territórios e Cultura de Paz, Reparação Cultural e Simbólica e Memórias, Relatos e Comunicação. Além disso, a programação da Cumbre contou com 150 processos artísticos, 28 apresentações teatrais, 12 exibições cinematográficas e diversas exposições de artes plásticas.

Hamilton participou de duas mesas de debate e do Encontro Cultura Viva Comunitária na América Latina e Cultura de Paz. Em uma caminhada pela paz, que reuniu mais de 300 mil pessoas e vários movimentos sociais do país, estiveram presentes personalidades como o presidente da República, o prefeito de Bogotá, Jorge Blandon, artista colombiano, Ivan Nogales, diretor de teatro boliviano, Maradona e Estela de Carloto, ativista da luta pelos direito humanos e presidente da associação argentina Avós da Praça de Maio.

Os projetos do Instituto Pólis também receberam atenção no evento. Hamilton ministrou para 30 pessoas, dentre coordenadores de ONGs e universitários, uma longa conversa sobre o Projeto Litoral Sustentável, apontando seus benefícios e atuais avanços no desenvolvimento das praias paulistas. No mesmo dia, ele se apresentou em uma leitura poética na Vila Guadalupe, na qual diversos autores de Medellin interagiram.

O coordenador de Cultural também foi surpreendido durante a viagem: nos últimos dias, em meio a um almoço na Corporación Nuetra Gente, jovens e artistas o homenagearam com o prêmio Gallo Casa Amarilla.

Em sua volta ao Brasil, Hamilton se mostrou animado com a experiência e feliz com todos os exercícios à cultura de paz proporcionados pela Cumbre colombiana: “Não posso revelar com palavras o que aconteceu na Colômbia, um país incrível, com cultura por todos os lados.”