notícias

Instituto Pólis fala sobre resíduos sólidos no 1º Simpósio de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental

28/08/2015

Entre os dias 21 e 22 de agosto aconteceu em Campo Grande (MS) o 1º Simpósio de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), reuniu cerca de 300 pessoas interessadas em se aprofundar e discutir sobre os desafios do manejo de resíduos sólidos urbanos. Elisabeth Grimberg, coordenadora da área de resíduos sólidos do Instituto Pólis, fez a palestra magna na abertura do evento.

“O encontro teve um cIMG_3925aráter de formação para uma compreensão mais aprofundada dos avanços e desafios para a efetiva implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no país”, comenta Grimberg. Ela ressalta que os debates foram de alto nível e revelaram um público muito interessado e comprometido com o assunto.

A ocasião permitiu uma discussão mais qualificada sobre o conceito de “resíduo zero”, de grande importância para fazer avançar um padrão de produção e consumo sustentável e mais amigável ao meio ambiente. Para atingi-lo, é necessária a adoção de sistemas de tratamento como compostagem ou biodigestão para os resíduos orgânicos e reciclagem de embalagens recicláveis – o que recuperaria 90% dos resíduos domiciliares. Outro tema que teve espaço nos debates foi a integração de catadores e suas cooperativas nos sistemas públicos de recuperação resíduos sólidos. Neste sentido, também tratou-se do papel do setor produtivo quanto à logística reversa das embalagens e produtos pós consumo – fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes – na responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos. Estes devem investir na infraestrutura de coleta dos recicláveis, assim como no custeio e manutenção de sua operação.

O Simpósio aconteceu no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e também contou com oficinas temáticas sobre coleta seletiva em três tipos, não geração e redução de resíduos, educação ambiental, logística reversa e valorização das cooperativas de catadores.

Saiba mais sobre o conceito de “resíduo zero” no site www.residuozero.org.br.