notícias

Jornal da Cultura entrevista o filósofo Vladimir Safarespeito da criação do Conselho Estadual das Cidades de São Paultle a o

07/10/2013

Em busca de solução para reduzir as desigualdades nas cidades, foi anunciada a criação do Conselho Estadual das Cidades São Paulo. Uma comissão formada por 46 representantes da sociedade civil e 46 do poder público municipal e estadual. O objetivo é integrar as políticas de desenvolvimento urbano.

Entre as áreas estão :habitação, saneamento, mobilidade urbana, sustentabilidade foram alguns temas debatidos. Estruturar as macro-regiões que são cidades maiores que atendem as necessidades dos municípios ao redor.

O Conselho Estadual das Cidades pretende apresentar soluções de caráter nacional, contribuindo para a promoção da Reforma Urbana. “Vai permitir uma articulação entre as cidades paulistas, as pequenas, médias e grandes, onde cada seguimento irá trazer seus legítimos interesses e criando condições para uma negociação”, disse Marcos Campagnone, coordenador da Comissão Preparatória Estadual ao Jornal da Cultura.

Ainda na reportagem do Jornal da Cultura, Vladimir Safatle, professor de Filosofia da USP, disse que uma das principais razões para o planejamento urbano ser “catastrófico” no Brasil é a especulação imobiliária. “De fato, a questão do planejamento urbano no Brasil é totalmente catastrófica e uma das razões, que muitas vezes não é discutida, é como nossas cidades são vulneráveis à especulação imobiliária, como elas são montadas pelos interesses imobiliários. Isso destruiu as cidades brasileiras, porque impediu qualquer tipo de planejamento, impediu qualquer tipo de política de regulação do uso do espaço. O uso do espaço é feito a partir dos interesses mais absurdos do mercado imobiliário. Isso sim deveria ser regulado de maneira mais forte.”

Assista abaixo o vídeo com a reportagem completa do Jornal da Cultura.