notícias

LITORAL SUSTENTÁVEL – Turismo cultural e de base comunitária é tema central de evento que acontece em Ubatuba

08/11/2013

O Encontro de Turismo Sustentável: experiências, práticas e caminhos será espaço de debate sobre como o turismo pode contribuir com a redução das desigualdades, gerando oportunidades de trabalho e renda.

O turismo sustentável adotado como forma de empoderamento e emancipação de comunidades locais e regionais é a pauta do Encontro de Turismo Sustentável: experiências, práticas e caminhos, que acontece na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, em Ubatuba.
A ocasião será oportuna para discutir como agregar valor social e cultural aos programas turísticos tradicionais e também para fomentar o turismo com base comunitária, através da formação de redes, de modo que as comunidades, como indígenas, quilombolas ou caiçaras, protagonizem a oferta de produtos turísticos.

Outro viés da pauta é a diversificação da economia por meio do turismo sustentável, incluindo outros produtos cultivados ou manufaturados pelas comunidades, como o comércio de artesanatos, produção agroflorestal e alimentos regionais.

O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Turismo de Ubatuba, faz parte do calendário de atividades do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, e pretende enxergar a forma de se relacionar com a natureza e as produções culturais transformando o turismo em provedor de conhecimento e reforço das identidades históricas e tradicionais, além de fonte de lazer e entretenimento.

Quando: Terça-feira, 12 de novembro de 2013.

Onde: Salão Paroquial São Francisco. Rua Thomas Galhardo, 1160, centro, Ubatuba.

Para quem: Órgãos e agentes públicos, agências de turismo, profissionais de turismo, comunidade, público interessado.

Participação: Gratuita. Inscrições pelo site www.litoralsustentavel.org.br ou no dia do evento.

Programação completa: http://litoralsustentavel.org.br/noticias/participe-do-encontro-de-turismo-sustentavel-experiencias-praticas-e-caminhos/

Sobre o Projeto Litoral Sustentável
O projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social é uma proposta do Instituto Pólis que tem por objetivo produzir um diagnóstico urbano socioambiental participativo em municípios da Baixada Santista e do Litoral Norte de São Paulo, os quais servirão de base para a elaboração de um programa de desenvolvimento sustentável para cada município e um programa integrado para a região.

Saiba mais em www.litoralsustentavel.org.br e acompanhe as atualizações pelo Facebook em www.facebook.com.br/litoralsustentavel.