notícias

No Compasso do Cantador: Uma Homenagem a João Baptista

07/07/2016

No dia 14 de julho, próxima quinta-feira, o Instituto Pólis será anfitrião do evento No Compasso do Cantador: uma homenagem ao compositor João Baptista dos Santos, que atualmente completa 200 composições de sua autoria. O evento acontecerá a partir das 19h no terraço do Instituto, onde todos poderão apreciar as músicas do grupo Encantares e do próprio compositor homenageado, além de outros artistas convidados. Também haverá muita poesia com o Sarau do Grajaú e o poeta Hamilton Faria, e intervenções artísticas de Jorge Blandón, diretor de teatro da Corporación Cultural Nuestra Gente, da Colombia, e de Ines Sanguinete, da fundação argentina Crear Vale la Pena.

Natural de Cumbe, cidade com quatro mil habitantes no interior de Sergipe, João Baptista dos Santos chega em São Paulo em 1972, quando começa a trabalhar numa conhecida casa de fado, a Adega Lisboa Antiga. É nessa casa que Seu Baptista, como é conhecido pelos amigos, entra em contato com a música ao aprender a tocar violão com o conceituado violinista Alcides Guerra. Desde então, Seu Batista começa a compor suas próprias músicas.

Passado um tempo, o compositor entra na Casa Cultural Café do Bexiga como administrador, cujo espaço é conhecido por receber grandes artistas da música brasileira, como Oswaldo Montenegro e Benito de Paula. Hoje, Seu Baptista tem parcerias musicais com com os cantores Vidal França, Edmilson Costa, Carlos Silva, Leo Nogueira, Wladimir Rosa, do Grupo Rendenção, entre outros.

Em 2002, Seu Baptista é condecorado com o título de Cidadão Honorário, em cerimônia na Câmara dos Vereadores de São Paulo, pelas contribuições culturais à cidade desde que chegou em São Paulo.

O evento é realizado pela Rede Mundial de Artistas e o grupo Encantares, com apoio do Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis.

Entrada gratuita – Confirmações devem ser enviadas para polly.rocha@polis.org.br até o dia 12 de julho
Data: Quinta-feira, 14 de julho
Horário: a partir das 19h
Local: Terraço do Instituto Pólis, Rua Araújo, 124