notícias

Nova edição de livro com produções artísticas de jovens agentes culturais de SP será lançada pelo Instituto Pólis

08/11/2016

Através da criação artística, jovens fazedores e fazedoras de cultura na cidade de São Paulo evidenciam a pluralidade da condição juvenil a partir de suas identidades, realidades e vivências. São fotos, poemas, prosas, imagens, pinturas, desenhos e outras diversas expressões que compõem a segunda edição de “Escritos e Imaginários”, que será lançada na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, às 19h, no Espaço de Exposição do Centro Cultural Galeria Olido, em São Paulo.

Além do lançamento da segunda edição – que será distribuída gratuitamente -, o evento contará com um sarau protagonizado por esses/as próprios/as jovens, onde serão apresentadas poesias e expressões musicais.

Com a coordenação editorial de Hamilton Faria, Valmir de Souza e Wanda Martins, a publicação é composta de produções culturais de jovens participantes do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, sob a coordenação do Instituto Pólis ao longo dos anos 2015 e 2016.

“O livro traz visões de autores/as e artistas jovens, constituído de obras criativas que falam de vivências, experiências e reflexões, com textos e imagens que abordam as condições existenciais e sociais do ser jovem numa grande metrópole”, comenta Valmir de Souza, assessor de formação do PJMC pelo Instituto Pólis.

O livro é composto por duas partes: na primeira parte, jovens escritores/as se apresentam com suas próprias palavras, em escritos inéditos. Na segunda parte, o livro traz imagens, desenhos e fotografias produzidas ao longo de um ano. São criações ecléticas, de variados tons e temas.

A jovem monitora cultural Beatriz Andrade, de 22 anos, atuante no Centro Cultural da Penha, encara o livro como um dos muitos frutos que o Programa Jovem Monitor/a Cultural lhe proporcionou. “O poder de transformação que essa política pública tem vai muito além do lançamento [do livro]. Mudou a minha vida pra melhor. Me encontrei, floresci e iniciei a caminhada de partilhar conhecimentos. É um presente ter feito parte disso. Que muitas e muitos possam vivenciar essa experiência”.

Primeira edição

A primeira edição da coletânea “Escritos e Imaginários” foi lançada no dia 17 de junho no Centro Cultural Galeria Olido com a presença da secretária municipal de cultura de São Paulo, Maria do Rosário Ramalho. Mais de 100 pessoas participaram do sarau e dos pocket shows dos/as ex-monitores/as culturais Uiu Lopes (banda Barato Total), Mirna Neit Félix (banda Café com Pinga), o rapper Muringa DSP, além da discotecagem de Ju Mineira, integrante do projeto Ferro na Boneca. O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.

Sobre o Programa Jovem Monitor/a Cultural

Criado pela Lei Municipal 14.968/09 e o Decreto Municipal 51.121/09, o Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) visa a formação teórica e prática de jovens entre 18 e 29 anos que atuam no atendimento, produção e difusão da cultura municipal em equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e é desenvolvido através de gestão compartilhada com o Instituto Pólis e a Ação Educativa. O Pólis realiza a formação teórica de jovens monitores/as que atuam em casas de cultura, centros culturais, teatros distritais, Cidadania Cultural e gabinete da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. A Ação Educativa realiza a formação teórica de jovens monitores/as que atuam nos centros culturais, nas bibliotecas municipais, no Museu da Cidade e no Arquivo Histórico.

O Programa tem a duração de um ano e conta com formações teóricas às segundas-feiras e formações práticas nos equipamentos culturais durante a semana, acompanhados por agentes de formação in loco.

SERVIÇO:

Lançamento da segunda edição do livro “Escritos e Imaginários”

Data: 11/11/2016 (sexta-feira)

Horário: 19h00 às 21h30

Local: Espaço de Exposição – Centro Cultural Galeria Olido (Avenida São João, 473 – Centro)

Mais informações:

Assessoria de Comunicação PJMC/Pólis

Leandro Noronha da Fonseca

leandro@polis.org.br / (11) 2174-6800 (Ramal 15).