notícias

Observatório da Sociedade Civil lança reportagem sobre a origem do financiamento das ONGs

13/02/2014

O Observatório da Sociedade Civil, da Abong lançou neste mês uma reportagem especial intitulada “O Dinheiro das ONGs: Como as Organizações da Sociedade Civil sustentam suas atividades – e porque isso é fundamental para o Brasil”. O texto tenta responder a recorrente pergunta sobre o dinheiro das Organizações Não Governamentais: de onde ele vem?

Após reunir diversas informações, o registro demonstra as origens dos recursos que são utilizados pelas Organizações da Sociedade Civil. Conta que, no início, de 1964 a 1988, eram fortemente financiadas pela cooperação internacional. Porém, após os anos 2000, com a queda nos índices de pobreza e desigualdade no Brasil, o país passou a ser considerado uma “nação de classe média”.

Devido à isso as agências internacionais de financiamento passaram a redirecionar seus recursos para outros países. Desse modo, quem entra no jogo agora é o financiamento do Estado (nas três esferas de governo), de empresas e o individual – comumente utilizadas em inúmeros países do mundo.

Na reportagem, O Observatório traça a atrajetória de nove ONG’s, contando como a captação de recursos era feita no início e como é feita hoje. Traz também análises de diversos especialistas do IPEA, Fundação Getúlio Vargas e Cetic/CGI.

Confira aqui.