notícias

Olimpíadas 2016: “Jogos da Inclusão”? Confira o Dossiê Megaeventos e Direitos Humanos no Rio de Janeiro

26/01/2016

O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas elaborou a quarta versão do Dossiê Megaeventos e Direitos Humanos no Rio de Janeiro. Lançado em novembro de 2015, o documento é resultado da discussão de estratégias para a construção de uma cidade para todos indivíduos, com justiça social e democracia.

O relatório mostra que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, anunciados como “Jogos das Inclusões”, não condiz com tal ideia. Remoções de famílias, má distribuição de investimentos em transporte público e aumento do número de mortes e encarceramento da população negra e pobre perto de Megaeventos são algumas das práticas que caracterizam o que é chamado pelo Comitê Popular de “Jogos da Exclusão”.

A primeira versão do dossiê foi lançada em março de 2012 e delineava situações de violação dos direitos humanos relacionadas à Copa do Mundo de 2014. A última edição do relatório, ao resgatar dados antigos e atualizá-los, revela que, desde então, o cenário de violação não foi superado: pelo contrário, se agravou.

O relatório perpassa análises de temáticas que se conectam diretamente aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, como militarização da cidade, exploração sexual, falta de transparência no orçamento do evento, condições trabalhistas e questão ambiental, além de ser um importante documento na luta pelo Direito à Cidade.

O Comitê Popular propõe demandas concretas para que o conceito de inclusão de democracia façam parte da Olimpíada. As propostas consistem no fim dos despejo de comunidades, no fim da perseguição aos camelôs e à população em situação de rua, na democratização do Maracanã, no reflorestamento da APA de Marapendi, entre outras reivindicações.

Leia o Dossiê Megaeventos e Direitos Humanos no Rio de Janeiro

Confira também a publicação Conhecendo o Direito: Proteção e Garantia dos Direitos Humanos no Âmbito de Megaprojetos e Megaeventos, elaborada pelo Instituto Pólis.

*Imagem: página 3 – Dossiê Megaeventos e Direitos Humanos no Rio de Janeiro