notícias

Pesquisa sobre Gênero e Resíduos debate políticas públicas com o poder público

18/11/2010

 

A área de Ambiente Urbano do Instituto Pólis, em parceria com a Sempreviva Organização Feminista (SOF), realizou oficina com autoridades e funcionários da Prefeitura de São Paulo no último dia 11 de novembro. A atividade faz parte da última fase da pesquisa “Dimensões de Gênero no Manejo de Resíduos Sólidos Domésticos em Cidades da América Latina”.

Encontro reuniu funcionários de diversas secretarias municipais

O objetivo do encontro foi o de discutir possibilidades de superar desigualdades de gênero no interior dos sistemas públicos de reaproveitamento de resíduos sólidos.

“Há um entendimento de que a contribuição das mulheres no trabalho de coleta e classificação dos resíduos é bastante qualificada e para que o trabalho se dê em melhores condições é necessário enfrentar as iniquidades de gênero implementando políticas públicas”, afirma a coordenadora da pesquisa em São Paulo e da área de Ambiente Urbano do Instituto Pólis, Elisabeth Grimberg. “Por um lado são necessárias políticas focais que garantam a reprodução social da vida, como o acesso a creches, refeitórios, lavanderias e, por outro lado, não se pode deixar de investir no próprio sistema público de reaproveitamento de resíduos para que se assegurem melhores condições de trabalho para a categoria”, diz Grimberg.

Participaram das discussões as seguintes secretarias municipais: de Habitação, de Saúde, do Verde e do Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, de Participação e Parceria e de Serviços.