notícias

Pólis e Inesc lançam pesquisa sobre a participação social no Brasil

25/10/2011

25/10/2011
Pólis e Inesc lançam pesquisa sobre a participação social no Brasil

O Instituto Pólis e INESC lançam a pesquisa “Arquitetura da Participação Social no Brasil Contemporâneo: avanços e desafios”. Os resultados apresentados são instrumentos importantes para refletir sobre a democracia participativa, um dos eixos da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.

Confira:

Revista Pólis: Novas Lentes Sobre a Participação

O Relatório Final

O banco de dados da pesquisa

A pesquisa contou com o apoio do IPEA e da Fundação Ford. Na primeira etapa buscou resgatar o debate e sobre a construção das institucionalidades participativas a partir da visão dos atores da sociedade civil. O estudo destaca as reflexões sobre os Conselhos Comunitários e Conselhos Populares nos anos 80, o Orçamento Participativo, os Conselhos Gestores e as Conferências Nacionais, intensificadas nos últimos anos. Tais experiências demonstram a vitalidade do processo democrático brasileiro, mas ensejam desafios para refletir sobre as relações entre Estado e Sociedade.

A segunda parte consiste num mapeamento sobre os espaços participativos federais nos anos do Governo Lula. Nesse momento são analisados dados coletados em relação às Conferências e aos Conselhos Nacionais.

Nos oito anos de governo Lula foram realizadas 74 Conferências. Com os dados obtidos foram 12,9 milhões de pessoas que participaram das conferências nacionais. A representação desses são de 70% representantes da sociedade e os demais representantes governamentais. Ao todo foram computadas 14 mil propostas aprovadas nas conferências analisadas e mais de 1.100 monções.

No que se refere aos Conselhos Nacionais o estudo mapeou 71 instâncias. Dentre esses, 38 têm caráter deliberativo e 24 são consultivos. Se esses dados podem ser indicadores do poder decisório dos Conselhos, as reflexões destacam que dependendo da força política de seus integrantes e da centralidade do tema para um projeto de governo, um conselho consultivo pode ser mais efetivo do que um conselho deliberativo. O estudo apontam também que para analisar a capacidade de incidência de um Conselho, além de seu caráter e de suas competências, é importante perceber se os espaços possuem recursos para efetivarem o seu trabalho.

Por último, a pesquisa aponta desafios e dilemas para os espaços participativos em três eixos analíticos: representação, interface e conflito/pactuação, lançando luzes para pensar os desafios e proposições para o fortalecimento da democracia participativa no Brasil. Para compreender esses temas foram entrevistados 29 conselheiros nacionais de três conselhos: Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

___________________________________________________________________________

Dias 26, 27 e 28 de outubro de 2010, em Brasília, aconteceu o I Seminário Nacional de Participação Social. O objetivo será reunir gestores federais, estaduais e municipais da participação social; representantes dos movimentos sociais e ONGs; conselheiros nacionais; pesquisadores do tema, professores, estudantes e integrantes de movimentos sociais da rede para debater iniciativas, perspectivas e estratégias norteadoras da ação governamental para o período 2011/2014.

A Conferência de Abertura foi feita por John Gaventa, parceiro do Polis no LogoLink, (Rede de Aprendizagem em Participação Cidadã e Governança Local). Destaca-se também a participação de Rosangela Paz (Pólis) e José Antônio Moroni (Inesc), membros da coordenação do projeto “Arquitetura da Participação Social no Brasil Contemporâneo: avanços e desafios”.