notícias

Pólis inicia o curso Cidadania Alimentar e Agricultura Urbana

19/01/2011

 

O Instituto Pólis dará inicio, no próximo mês, ao curso gratuito de cidadania alimentar e agricultura urbana, em parceria com o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Butantã (CRSANS), apoiado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente SVMA/ FEMA.

O objetivo do curso, com duração de dez meses, é contribuir para o fortalecimento da cidadania alimentar, desenvolver práticas agroecológicas, com o foco no distrito do Butantã, e fortalecer as políticas e programas de Agricultura Urbana do município de São Paulo e sua disseminação no âmbito das Sub – Prefeituras.

As ações incentivam o fomento local da agricultura urbana, considerando as seguintes diretrizes: fortalecer a consciência cidadã em torno dos seus benefícios; desenvolver capacidade técnica e de organização do grupo; fortalecer as cadeias produtivas, fomentando a produção, comercialização e o consumo. A proposta articula-se com as diretrizes e conceitos que vêm sendo construídos em torno da temática da segurança e soberania alimentar e nutricional, do direito humano à alimentação e da economia solidária.

O curso faz parte do projeto Cidadania e Autonomia Alimentar: uma experiência de agricultura urbana integrada e sustentável que visa desenvolver e expandir um modelo de agricultura urbana, de base agroecológica, integrado ao Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Butantã, envolvendo famílias e entidades sociais locais.

O Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) é um projeto que tem como proposta promover ações de construção da cidadania e segurança alimentar e nutricional, por meio de intervenções socioeducativas, estudos e pesquisas, assistência técnica, capacitação e formação da comunidade local.