notícias

Pólis participa da I Cúpula Mundial de Centros de Artes Comunitárias, na Bulgária

20/10/2014

Hamilton Faria, poeta e coordenador de Cultura do Instituto Pólis, participou entre os dias 23 e 28 de setembro da I Cúpula Centros de Artes Comunitárias, na cidade de Veniko Tarnovo, na Bulgária. Estavam presentes 35 países, dos cinco continentes.

Organizado pelo International Council for Cultural Centers (13c), em parceria com a European Network for Cultural Center (ENCC), o evento teve como tema a criatividade e o bem comum para todos.

Essa cúpula pretende contribuir concretamente para novas abordagens e programas que melhorem a função das redes de arte comunitária em centros culturais para o bem-estar, enquanto mediadores entre as demandas populares e as políticas públicas. A criação de uma plataforma para o intercâmbio de boas práticas no domínio do patrimônio cultural e de artes tangíveis para transformações sociais é uma medida fundamental para desenvolver um programa de longo-prazo para a cooperação cultural estratégica no campo das artes.

Representando o Brasil, foram convidados a assessora para assuntos internacionais do Ministério da Cultura (Minc), Giselle Dupin, e o coordenador de Cidadania Cultural do Instituto Pólis e participante da Rede Cultura Viva Comunitária, Hamilton Faria.

Dentre os países da América Latina, estavam Colômbia, Honduras, Brasil e Argentina, representada por Inês Sanguinetti, que se mostrou satisfeita com o desenvolvimento da Cultura Viva na América Latina. “A experiência da Cultura Viva Comunitária na América Latina foi fundamental para mostrar a importância da aproximação dessas diversidades em torno de uma cultura viva, no sentido de criar referências a partir das praticas culturais da população”.

Tendo como desafio a descoberta dos territórios da Cultura Viva, para o reencantamento do mundo, o documento da Cúpula ainda está em fase de construção.