notícias

Pólis participa da Mesa Redonda Brasil – contexto Rio+20

06/12/2011

Pólis participa da Mesa Redonda Brasil – contexto Rio+20

“Brasil – (eterno) país do futuro? – Rio+20 Sustentabilidade Ecológica e Desenvolvimento” foi o tema do Seminário Mesa Redonda Brasil, realizado em Geseke-Eiringerfeld, Alemanha, entre os dias 25 e 27 de novembro.

A iniciativa é uma promoção da Kobra – articulação de organizações alemãs que atuam no Brasil (EED, PPM, Fundação Heinrich Boll, Heks, Fian, Caritas, Misereor, Deutsches Carajas Forum, Mission GineWelt, Missionszentrale der Franziskaner, Kinder Not Hilfe e Mission Okumene.

O evento teve fóruns temáticos, painéis de discussão, tratando de diversas temáticas, como: consequência das mudanças climáticas no Brasil, envolvimento da sociedade civil nas grandes regras e regulamentos da ONU, capacidade da cooperação internacional com o Brasil, contribuição da Cúpula da Terra, modelo atual de desenvolvimento do Brasil, entre outros.

Silvio Caccia Bava, coordenador geral do Pólis e editor-chefe do Jornal Le Monde Diplomatique Brasil abriu o evento com uma análise sobre o modelo de desenvolvimento do Brasil, palestrou sobre a Ecologia nas megacidades e participou da mesa de debate final junto com Leonardo B Maggi (MAB) e Imme Scholz (Instituto Alemao para o Desenvolvimento).

“O desafio do Brasil não é superar a pobreza, mas superar a desigualdade, pois a pobreza é consequência desta”, afirmou Silvio Caccia Bava. “Estamos superando também a ingenuidade de separar a questão ambiental da questão da pobreza: uma só se resolve se articulada ‘a outra”.

Para Caccia Bava, os anos recentes de experiência de governos populares criaram espaço de participação que ampliou os sentidos da democracia. “Experiências como o orçamento participativo, que começaram há mais de 20 anos em Porto Alegre, hoje estão disseminados por 13.500 cidades por todo mundo.”, afirmou.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) irá ocorrer no Brasil de 4 a 6 de junho de 2012 marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002.

Saiba mais sobre a Rio+20