notícias

Pólis participa de pesquisa sobre grupos de consumo no Brasil

10/05/2011

 

Levantamento sobre o Perfil dos Grupos de Consumo no Brasil – Consumo como intervenção – Um olhar sobre as experiências de consumo coletivo no Brasil é o nome da Pesquisa realizada pelo Instituto Kairós, com participação do Pólis.

O objetivo da pesquisa, que teve início em agosto de 2009, foi fazer um levantamento das características, dinâmicas de funcionamento, instrumentos utilizados e desafios vivenciados pelas experiências de consumo coletivo e responsável no Brasil.

“O conceito consumo coletivo está na moda hoje em dia. É o novo fenômeno de consumo permitido pelas ferramentas de internet, que juntam um número grande de consumidores interessados em um produto/serviço e conseguem preços muito menores pela escala atingida. Mas não é disso que falamos na pesquisa”, afirma o técnico do Instituto Pólis Adriano Borges Costa, que participou da sistematização da pesquisa realizada.

Costa afirma que a pesquisa analisa uma outra apropriação da prática do consumo coletivo: “essa é uma prática secular. As primeiras cooperativas surgiram organizando consumidores para viabilizar a compra de produtos de melhor qualidade. Este é um fenômeno que recentemente volta a ser discutido no Brasil como uma estratégia para fortalecer empreendimentos de economia solidária, por meio de grupos de consumo, pessoas interessadas em comprar produtos da economia solidária (ou outros que não são vendidos nos supermercados) se organizam para construir canais de comercialização diretos entre o produtor e o consumidor”.

Estas são “práticas auto-organizativas, espontâneas, agregadoras, e muito eficazes, que tornam o consumo um ato que vai além do seu aspecto econômico”, afirma Costa, que destaca também o aspecto da convivência envolvida nestes grupos, que com frequência realizam encontros de consumidores para debater temas relacionados à alimentação, visitas aos locais de produção dos produtos consumidos no grupo entre outras atividades.

Em agosto deste ano, o Instituto Kairós pretende realizar um Encontro Nacional dos Grupos de Consumo.

Os resultados da pesquisa podem ser acessados pelo site do Instituto Kairós: http://www.institutokairos.net/index.php?option=com_content&view=article&id=124&Itemid=117&lang=pt