notícias

Pólis recebe debate e lançamento do livro A Nova Classe Média no Brasil como Conceito e Projeto Político, no dia 27 de agosto

27/08/2013

A “Nova Classe Média” no Brasil como conceito e projeto político – Debate ao vivo, a partir das 10h.

 
Live streaming video by Ustream

A Fundação Heinrich Böll Brasil em parceria com o Le Monde Diplomatique Brasil e a rede Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento convidam para o lançamento do livro A ‘Nova Classe Média’ no Brasil como Conceito e Projeto Político, no dia 27 de agosto, no Instituto Pólis.

Haverá um debate com os autores Waldir Quadros, Sonia Fleury, Elísio Estanque, Christiane Uchôa, Nina Madsen, Ligia Bahia e Cândido Gyrzybowski.

A publicação reúne artigos de cientistas sociais de algumas das mais prestigiadas universidades e representantes da sociedade civil brasileira. Traça um painel das mudanças ocorridas na estrutura social do país na última década para buscar compreender o quanto a emergência da chamada “Nova Classe Média” (NCM) tem de real ou de estratégia de marketing político do Governo do PT.

O livro apresenta críticas presentes nas manifestações que explodiram em junho por todo país e ainda estão em curso. Educação e saúde, palavras de ordem dos protestos, aparecem como exemplos no livro de serviços básicos públicos que continuam precários, apesar do aumento da renda do brasileiro. Assim, a frase “não é por 20 centavos, é por direitos” está interligada aos argumentos dos artigos da publicação, que identificam no conceito de NCM –formulado pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e “pai da Classe C”, Marcelo Néri– uma base unidimensional que leva em conta apenas a renda.

Para o editor da publicação e diretor da Fundação Heinrich Böll, Dawid Bartelt, pouca coisa poderia servir melhor como legado do mandato de um presidente do que ter criado uma “Nova Classe Média”: “Não surpreende o fato de que durante os governos Lula e Dilma ter sido construída uma narrativa que organiza os ganhos reais dos salários de pessoas de baixa renda e os avanços nas políticas sociais sob este título. Fica logo evidente que se trata menos de um fato sociológico e mais de um projeto de estratégia e marketing político”.

Programação

10h – Abertura com Silvio C. Bava, editor-chefe do Le Monde Diplomatique, e Dawid Bartelt, diretor da Fundação Heinrich Böll
10h30 – Debate com os autores Waldir Quadros, Sonia Fleury, Christiane Uchôa e Elísio Estanque
14h – Debate com os autores Nina Madsen, Ligia Bahia e Cândido Grzybowski

Lançamento do livro A ‘Nova Classe Média’ no Brasil como Conceito e Projeto Político
Quando: dia 27 de agosto, a partir das 10h
Onde: Instituto Pólis – Rua Araújo, 124, Centro, São Paulo – SP (Próximo à estação de metrô República)
Grátis