notícias

Pontão de Cultura de Paz realiza aulas em curso sobre Direitos Humanos

06/09/2012

“Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas esteja tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.” – Mahatma Gandhi

A Equipe do Pontão de Convivência e Cultura de Paz realizou aulas durante durante o módulo do curso: Direitos Humanos e Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei, do Projeto Formação em Direitos Humanos da Ação Educativa, em parceria com a Fundação Casa e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

As aulas contaram com cerca de 60 pessoas em cada um dos dias. Os dois encontros proporcionaram a reflexão, troca de experiências, exposições dialogadas e vivências do método Arte-metodologia das Auscultas (saiba mais).

As aulas integraram o curso cujas temáticas foram: “Análise da Realidade à luz dos Direitos Humanos” e “Sujeitos dos Direitos Humanos e Questões Desafiantes”. Esta última, por sua vez, foi tratada a partir de sua articulação com a cultura, por meio de oficinas dos seguintes assuntos: Cultura e Direitos Humanos, Cultura de Paz, Cultura Juvenil e Cultura de Periferia.

Segundo Hamilton Faria e Martha Lemos, realizadores das aulas sobre Cultura de Paz realizadas pelo Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis, os desafios são: olhar para o cenário e conjunto de questões que propiciem um debate contínuo de Cultura de Paz; observar novos conceitos/práticas e possibilidades de: valores, princípios, educação para a paz, políticas públicas, identidade, outros modos de vida e o desenvolvimento de artemetodologias em cenários de vulnerabilidade social.

“Foi um prazer participar desse módulo. Nossa esperança é que a pareceria se repita em próximas ocasiões!”, afirmou Martha Lemos.