notícias

Pontão de Cultura do Pólis lança o documentário Copa Vidigal SP

09/12/2010

O Pontão de Cultura do Instituto Pólis vai lançar em São Paulo o filme Copa Vidigal do diretor Luciano Vidigal, do Grupo Nós do Morro. O filme aborda o campeonato de futebol de favelas organizado pelo professor de futebol Cypa, no morro do Vidigal, Rio de janeiro, com o objetivo de resgatar a paz por meio do esporte, em uma área que estava traumatizada com uma recente guerra entre traficantes.

 

Na sessão de diálogo teremos a participação do diretor do filme e do Cypa, professor que organizou o campeonato que o filme mostra.

O documentário é o primeiro longa-metragem de Luciano Vidigal, que pertence ao grupo Nós do Morro, coletivo de artes integradas (cinema / TV / Teatro) do Rio de Janeiro, fundado em 1986. Desde então tem se destacado no trabalho sócio-cultural em favelas da cidade, principalmente por meio de seu núcleo audiovisual – que participou dos longa-metragens “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles e “Tropa de Elite” de José Padillha e, atualmente, desenvolve seus próprios projetos, como série de curtas e longa-metragens, que circulam por diversos festivais de cinema pelo mundo, com muitos prêmios e elogios da crítica especializada.

Um dos projetos de maior sucesso do grupo foi a participação no longa-metragem “5X FAVELAS – Agora por nós mesmos”, com dois episódios do grupo, sendo ” Concerto para Violino” dirigido por Vidigal.

Filme: Copa Vidigal
Direção: Luciano Vidigal / BRA / 75 min. / 2010
Entrada: franca
Data: 13 de dezembro de 2010
Horário: 19h
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rego Freitas, 542 – Centro – São Paulo/SP