notícias

Projeto Litoral Sustentável e Minc realizam capacitação em Caraguatatuba para a participação local no Sistema Nacional de Cultura

13/06/2013

Na próxima quinta-feira, 20 de junho, em Caraguatatuba, a representação de São Paulo do Ministério da Cultura e o Instituto Pólis realizarão oficina de capacitação de agentes culturais locais, onde serão discutidas as estratégias e articulações que o município deve fazer para a implantação e gestão do Sistema Nacional de Cultura.

Uma das linhas de trabalho da Agenda do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, do Instituto Pólis, propõe a criação de sistemas locais de cultura conectados com o SNC (Sistema Nacional de Cultura).

Durante a atividade em Caraguatatuba, o Minc também capacitará os participantes para o Prêmio Culturas Populares.

Já sediaram as oficinas sobre o prêmio os municípios de São José dos Campos (04/05), São Luiz do Paraitinga (04/05), Araras (08/05), Carapicuíba (09/05), Taboão da Serra (10/5), São Sebastião (17/5), São Paulo (18/05, 21/05 e 29/05), Campinas (22/05), Jundiaí (01/06), Cananéia (04/06), Mogi das Cruzes (06/06) e Piracicaba (06/06).

A oficina em Caraguatatuba  acontece no dia 20 de junho, às 14h, com articulação do Instituto Pólis em parceria com a prefeitura de Caraguatatuba e com a FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). A atividade acontecerá na Videoteca Lúcio Braun, que fica no Polo Cultural Profª Adaly Passoas Coelho.

O objetivo das ações é garantir apoio aos candidatos da 4º Edição do Prêmio, que contemplará 350 iniciativas, entre pessoas físicas e grupos.

Os candidatos podem se inscrever em três categorias: Mestre e Mestras das Culturas Populares; Grupos/Comunidades formais; Grupos/Comunidades informais. No total, serão distribuídos R$5 milhões para Mestres e iniciativas que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras.

Veja aqui o Edital.

As inscrições para o Prêmio estão abertas até o dia 5 de julho e poderão ser realizadas pela internet, por meio do Sistema SalicWeb, ou por via postal, sendo necessário, em ambos os casos, encaminhar a documentação e anexos exigidos pelo Edital.
Oficina de capacitação para o SNC e o Prêmio Culturas Populares
Quando:
20 de junho, às 14h
Onde: Videoteca Lúcio Braun, Polo Cultural Profª Adaly Passoas Coelho – Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro, Caraguatatuba