Saindo da Caixinha: o cultivo de hortas como método terapêutico e educacional

Segurança Alimentar e Nutricional, Inclusão e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico Local
11 de maio de 2016

Assista ao documentário que apresenta experiências de pessoas que melhoraram a qualidade de vida por meio do manejo de hortas

Saindo da Caixinha é um documentário que discute os benefícios do cultivo de hortas para a educação, alimentação e saúde. Produzido pelo Grupo de Pesquisa em Promoção de Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional da Faculdade de Saúde Pública da USP, o trabalho apresenta a agricultura como uma ferramenta de melhoria da qualidade da cidade e da vida das pessoas.

A horta comunitária em espaços públicos propicia a aproximação de pessoas, o contato com a terra e a natureza, uma maior conexão consigo próprio, além de servir como um método terapêutico e educativo e ainda possibilitar a quem cultiva um retorno financeiro.

As hortas oferecem uma experiência de promoção de saúde e de felicidade. Durante o curta-metragem, personagens narram seus processos de tratamento de doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, a partir do convívio com a agricultura.

O documentário mostra como a horta é utilizada em escolas para que as crianças desenvolvam conhecimento ao ar livre e concentrem sua ansiedade na terra. A agricultura utilizada como meio educativo proporciona que estudantes fujam do ensino de aprendizagem tradicional, restrito à transmissão de conteúdo.

O vídeo pretende retratar a agricultura como instrumento capaz de nos tirar das “caixinhas” cotidianas, sejam estas salas de aula, caixas de remédio ou nossas próprias casas. Incentivar a construção de hortas é prezar por qualidade de vida, por valores comunitários e, também, por cidades sustentáveis.

Assista ao documentário Saindo da Caixinha:

Faça download da cartilha Hortas Urbanas e crie sua horta comunitária

 

Anterior / Próximo

Uma resposta em “Saindo da Caixinha: o cultivo de hortas como método terapêutico e educacional

  1. Este é o verdadeiro sentido da Vida precisamos mudar nossos rumos pois a sociedade esta doente e precisa ser libertada em breve estarei trazendo novidades sobre qualidade de vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.