notícias

Seminário: A teoria do conflito numa sociedade plural e democrática

16/09/2013

Nos dias 11 e 13 de novembro, das 18h às 21h30, o professor Wolfgang Dietrich, Ph. D. detentor da Cátedra UNESCO de Estudos de Paz na Universidade de Innsbruck, na Áustria, realizará um seminário sobre a paz e sua evolução ao longo da história humana, na Associação Palas Athena.

O seminário A Teoria do Conflito numa Sociedade Plural e Democrática examinará as principais modalidades de Paz e sua evolução ao longo da história humana: a energética nascida da experiência arcaica de ser nutrido pela mãe natureza e participar de uma ordem harmônica com o todo; a moral que passa pela ideia de uma verdade única aplicada universalmente; a moderna fundada na lógica da racionalidade, e a pós-moderna.

Será desenvolvida uma compreensão diferenciada do que seja o conflito nesses contextos e os métodos para trabalhar o conflito que deles derivam. Sendo possível distinguir entre:

a) resolução de conflito;
b) transformação prescritiva de conflitos;
c) transformação de conflitos por elicitação, ou seja, obtendo da comunidade o saber tradicional e cultural de solução de conflitos nela latente.
Até que ponto o conflito é um aspecto constitutivo de uma sociedade aberta, democrática e plural? Já que a pluralidade é um termo chave tanto para a nação-estado moderno e sua compreensão da democracia quanto para as interpretações pós-modernas de paz, este seminário refletirá sobre a relação entre a habilidade de uma sociedade de transformar conflitos de modo não violento e sua compreensão de democracia.
Wolfgang Dietrich é detentor da Cátedra UNESCO de Estudos de Paz na Universidade de Innsbruck, na Áustria, e diretor do Programa de Mestrado em Paz,Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacionais na mesma universidade. É membro da Austrian UNESCO Commission e professor visitante no Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Viena, no Centro de Estudos de Paz e Desenvolvimento da Universidade de Castellón/Espanha e na United Nation’s Peace University na cidade de Colón/Costa Rica.

Saiba mais no site da Associação Palas Athena.