notícias

SEMINÁRIO: PEC 241: um golpe no SUS

20/10/2016

Médico afirma que PEC 241 irá fazer do SUS um caos, “muita gente vai morrer”, afirma

Na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, acontece o 7º Seminário Público do projeto #GovernoSemVoto, organizado pelo Le Monde Diplomatique Brasil e pela Plataforma Política e Social. O evento começa às 19h30 e acontecerá no Auditório do Instituto Pólis, o qual junto com o Fórum 21, a Revista Vaidapé e a Abong, é apoiador do projeto.

Dessa vez, com o tema “O Golpe no SUS”, Ligia Bahia, médica sanitarista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jairnilson Paim, professor do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia, e Gastão Wagner, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, irão analisar o impacto da PEC 241 sobre a saúde, especificamente sobre o Sistema Único de Saúde. As medidas do governo Temer podem atropelar os princípios do sistema Constituição Federal de 1988, que se mostra universal, igualitário e integral.

De acordo com um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o DIEESE, caso a PEC 241 tivesse sido implementada em 2002, teríamos chegado em 2015 com um decréscimo de 27% de investimentos na área da saúde.

Para Gastão Wagner, a política de austeridade que está sendo implementada atualmente “é um golpe no SUS”, justamente por prever um investimento vegetativo. Ainda destaca que a PEC 241 não tem como durar mais tempo do que a ditadura durou, “vai ser um caos, muita gente vai morrer”.

Para mais informações acesse o evento no Facebook

Saiba mais sobre a PEC 241

Conheça um pouco mais sobre cada palestrante: