notícias

Seminário sobre Cidades Seguras para as Mulheres promove debate internacional em SP

07/11/2014

O Encontro Internacional sobre o Direito à Cidade, que acontece entre 12 e 14 de novembro, em São Paulo, terá um seminário sobre o tema de cidades seguras para as mulheres, inspirado na campanha lançada em agosto pela organização humanitária ActionAid.

O objetivo é reunir, numa única mesa, representantes de diferentes países, como Brasil, África do Sul, Vietnã e Tunísia, e do poder público brasileiro, além de organizações internacionais, para debater estratégias e trocar experiências sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres nos espaços públicos. Participarão o Shack Slum Dwellers International, um movimento social global dedicado ao combate à pobreza urbana; o Kagad Kach Patra Kashtakari Panchayat, sindicato de catadores de lixo indiano; a International Alliance of Inhabitants, uma rede global de organizações e movimentos que lutam por moradia digna; a Cities Alliance, uma parceria global para a redução da pobreza urbana e a promoção do papel das cidades no desenvolvimento sustentável; e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de São Paulo, que será representada pela secretária Denise Motta Dau. O debate acontece na quarta-feira, dia 12 de novembro, a partir das 9h, na sede da UNAS, em Heliópolis.

Além da troca de ideias e experiências sobre o combate à violência de gênero nas cidades, os participantes vão falar de como a baixa qualidade dos serviços limita o acesso das mulheres aos espaços públicos. Esta, inclusive, é uma das abordagens da campanha de Cidades Seguras, lançada pela ActionAid no Brasil no mês de agosto. Para embasar a iniciativa, a organização produziu uma pesquisa que evidencia como a baixa qualidade dos serviços públicos aumenta a vulnerabilidade das mulheres nas ruas. A campanha tem o objetivo de pressionar os gestores públicos a adotar medidas que melhorem a qualidade do transporte, da iluminação, do policiamento, da moradia e da educação, tornando as cidades mais seguras para mulheres e homens.

 

SERVIÇO:

Seminário Cidades Seguras para as Mulheres

QUANDO: Quarta-feira, 12 de novembro, às 9h

ONDE: Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis. Estrada das Lágrimas, 2385.