notícias

TEIA Regional da Grande São Paulo Oeste reúne Pontos de Cultura

26/05/2011

Encantamento, reflexão e organização são os pilares da TEIA, evento organizado pelos Pontos de Cultura que realizaram, nos dias 20, 21 e 22 de maio, a TEIA regional da Grande São Paulo Oeste, envolvendo os municípios de Embu, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçú, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Baruerí.

Além da Mostra Artística, com a exibição de vídeos populares, cortejo de maracatu, capoeira, espetáculos de circo, caravanas de histórias, entre outras atrações, seminários, oficinas e rodas de conversa procuraram encontrar e construir pontos de confluência, cooperação técnica, logística e cultural entre os Pontos de Cultura, contribuindo para a sustentabilidade dos projetos locais.

O Pontão Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis participou da abertura do evento com a roda de conversa deliberativa, que foi também incorporada nos demais espaços de fórum do evento, orientando uma metodologia de diálogo em rede baseada na participação, e sensível às propostas de integração.

Ainda na abertura do evento, Célio Turino realizou uma palestra explicativa sobre o conceito Ponto de Cultura, ação prioritária do Programa Cultura Viva.

A integrante da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura e representante do Pontão do Instituto Polis de São Paulo, Veridiana Negrini, fez destaques do evento: “Socializamos a carta de princípios, construímos agendas de encontros permanentes na região e pactuamos a cultura de uso do blogue da região, para facilitar a procura e oferta, a troca e intercâmbio entre os Pontos”.

Para Wanda Vieira, integrante do Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis, outro importante destaque do evento foi a forte presença e iniciativa dos grupos indígenas. Oito etnias indígenas diferentes estavam presentes no evento e realizaram uma palestra sobre a importância da Lei 11.645/08 nas escolas brasileiras e divulgação da cultura dos povos indígenas das redes de ensinos público e privado, alem de criarem um GT próprio.

O técnico do Instituto Pólis Adriano Costa estava presente participando do Seminário Economia Criativa da Cultura, ao lado do economista Ladislau Dowbor e Thiago Vinícius, que representou a Agência Popular de Fomento Cultural Solano Trindade.

A TEIA regional Grande São Paulo Oeste foi organizada por todos os Pontos de Cultura que integram a região, durante um ano de preparação e debate. Pontos de Cultura de municípios de outras regiões, como Cubatão, Ribeirão Preto, Taubaté, estiveram presentes como convidados, totalizando ao todo, 60 Pontos de Cultura.