notícias

vacina contra covid-19 na cidade de São Paulo: uma proposta de abordagem territorial

18/02/2021

Vacinar grupos etários prioritários (idosos) em regiões específicas das cidades pode ser uma estratégia mais eficiente no atual cenário de escassez de doses. É o que sugere estudo do Instituto Pólis realizado a partir do mapeamento da mortalidade por Covid-19 na cidade de São Paulo ao longo de 2020. Os dados revelam que priorizar áreas onde estão as populações mais impactadas pela pandemia é fundamental para avançar na tarefa de imunizar a população da capital paulista diante da quantidade insuficiente de imunizantes.

Vacinar grupos por critérios territoriais, concentrando os imunizantes em determinadas zonas, poderia criar “bolhas de imunidade” mais rapidamente. Essas bolhas se comportariam como barreiras físicas à circulação do vírus, com potencial de reduzir a taxa de contágio nas cidades como um todo. Além de imunizar alguns segmentos populacionais por inteiro – mesmo que localmente – poderia contribuir na redução da disseminação para outras áreas menos atingidas. Além disso, é fundamental definir a priorização a partir de um diagnóstico epidemiológico que traga inclusão e o enfrentamento das desigualdades em saúde.

Confira a publicação Pólis na íntegra pelo portal Opera Mundi ou acesse aqui página do estudo para conhecer mais sobre a pesquisa e seus dados abertos.