notícias

Vem aí a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

09/10/2015

de Planalto.gov e Imprensa MDS

A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada de 3 a 6 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a participação de cerca de 2 mil pessoas, entre delegados dos 27 estados, observadores e convidados, nacionais e internacionais. O encontro pretende mobilizar a sociedade civil e o governo para ações que protejam e garantam o direito humano à alimentação saudável.

O evento acontece em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e tem como lema “Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar”, que chama à reflexão para a alimentação adequada e saudável.

Entre as autoridades, são aguardadas as presenças da presidenta Dilma Rousseff, de ministros de Estado, governadores, deputados e senadores, além do diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano.

A 5ª Conferência Nacional ocorre num contexto em que o Brasil, de acordo com relatório da FAO de 2014, saiu do Mapa da Fome Mundial, mas vê com preocupação crescerem os índices de sobrepeso e obesidade, além do avanço dos transgênicos e agrotóxicos.

Segurança Alimentar:

Segurança alimentar e nutricional é ter acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Serviço

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Dias: 3 a 6 de novembro

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília