notícias

Workshop debate Mudanças Climáticas no Litoral Norte de SP

15/05/2013

No dia 3 de maio a REDELITORAL, projeto do ITA financiado pelo CAPES que visa desenvolver pesquisas sobre Mudanças climáticas globais e impactos na zona costeira na região do Litoral Norte de São Paulo, realizou workshop em Caraguatatuba para debater trabalhos acadêmicos recém publicados e de pesquisas em andamento. E contaram com a apresentação também do NEPAM-UNICAMP. O CBH-LN ajudou a organizar e promover o evento.

No evento foram apresentados trabalhos que trataram dos possíveis cenários futuros para a região por conta dos grandes empreendimentos. Também se tratou da questão do estoque de carbono nos quatro municípios do Litoral Norte. A questão do índice pluviométrico e das marés na região também foram abordados entre outros temas. Veja aqui a programação completa com os nomes dos trabalhos e seus autores.

A abertura foi realizada pelo analista Daniel Henrique Cândido, do CEMADEN, que tratou da questão de alertas e prevenção de grandes desastres na região.

O encontro teve uma participação importante de gestores e pesquisadores da região e um dos debates mais importantes durante o evento foi certamente o desafio de conseguir inserir estas pesquisas e dados acadêmicos no debate político local e que fazer com que eles sejam incorporados no planejamento e ordenamento da região.

O professor Wilson Cabral de Sousa Júnior, do ITA, que é coordenador-geral do projeto REDELITORAL, aponta o próprio workshop como passo importante para que haja a disseminação dos dados para planejar a região.

A REDELITORAL já planeja novos eventos no futuro para apresentar novos resultados das pesquisas que estão em andamento.

Diogo Soares é integrante da Equipe de Comunicação do Projeto