A contínua busca da identidade
Silvio Caccia Bava aborda a importância de recuperar a dimensão libertadora de conceitos como “liberdade” e “igualdade” para enfrentar, de forma crítica, o discurso dos ideólogos da globalização.
Silvio Caccia Bava aborda a importância de recuperar a dimensão libertadora de conceitos como “liberdade” e “igualdade” para enfrentar, de forma crítica, o discurso dos ideólogos da globalização.
O objetivo deste projeto foi de colaborar com a atuação de Redes e Fóruns de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Grajaú, fortalecendo sua articulação com as organizações locais, escolas, conselho tutelar e as instâncias de participação regionais e municipal. Para o seu desenvolvimento foram previstos os encaminhamentos, a saber:- mapeamento das organizações locais que trabalham com crianças e adolescentes, no distrito.- Seminários de capacitação.- Seminário de devolução e disseminação dos resultados.- Divulgação do trabalho nas escolas da rede pública dos distritos. O processo foi discutido com o Fórum pela Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Grajaú e com a Grajaú em Rede pela Cidadania, que articula organizações sob a temática da educação; ambos reúnem representantes de organizações e escolas e creches do distrito.
Partindo da análise de experiências inovadoras em gestão local, os textos buscam contribuir para a construção de um marco conceitual inicial a partir da reflexão sobre as lições da prática. Cada capítulo parte de uma questão presente no atual debate sobre o espaço de inovação, incluindo a própria possibilidade de desenvolvimento local.
Mecanismos que ampliam a participação de professores, funcionários e da comunidade na gestão da educação permitem à prefeitura melhorar a qualidade do ensino e otimizar os recursos.
Ao oferecer um serviço de atendimento jurídico e psicológico aos familiares de vítimas de violência, a prefeitura ajuda a reduzir os efeitos traumáticos da violência e garantir a todos o acesso à justiça.
O segundo Repente aborda em seu editorial o discurso da participação popular. Já em seu conteúdo, discute temas como o lixo reciclável e a experiência de Londrina na área da saúde com o Programa Médico de Família são tratados, além de uma entrevista com Naidilson Quintella Baptista (Coordenador do MOC – Movimento de Ação Comunicativa), um debate com Michel Zaidan Filho (Coordenador do mestrado de Ciência Política da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco) e João Joaquim de Melo (líder comunitário em Fortaleza, professor da rede pública e pesquisador popular) sobre “Que tipo de participação popular queremos?”, e a descrição da experiência com arte nas escolas municipais de Belo Horizonte/MG.
A publicação visa reunir e sistematizar o conjunto dos trabalhos efetuados pelo GT Indicadores, o qual produziu uma série de documentos – textos escritos, exposições orais, perguntas e suas qualificações, respostas e debates suscitados, memórias recolhidas, observações verbais elaboradas com o distanciamento dos eventos, pesquisa elaborada pelo GT e análise de seus resultados, avaliações de consultores .
A publicação, está voltada para atender aos interesses do leitor cuja dedicação ao tema decorre, seja de uma conexão próxima ou remota com o universo das atividades das ONG’s, seja da busca de entendimento de aspectos da construção da democracia e da cidadania na realidade brasileira. Todo o conjunto do documento está unificado por dois elementos essenciais: o ponto de vista de ONG’s, e a dedicação de suas atividades à promoção da cidadania e ao aperfeiçoamento da democracia brasileiras. Visando maximizar o repasse ao leitor das contribuições de tantas pessoas envolvidas neste GT Indicadores, a opção editorial adotada foi a de unificar os múltiplos aportes sob uma linha expositiva das diversas facetas do tema “indicadores” surgidas ao longo dos trabalhos, sem impor a opinião quer do organizador da síntese do texto básico, quer dos coordenadores ou ainda dos membros do GT.,Cidadania, Controle Social, Democracia, GT Indicadores, Indicadores Sociais, ONGS, Terceiro Setor,,Carlos Artur Kruger, Cristina Schoeter Simião, Jorge Kayano
O Seminário Cidadania, Pobreza e Exclusão Social faz parte de um projeto maior animado por um Grupo de Trabalho de ONGs que tem como objetivo desenvolver uma proposta para a construção de indicadores sobre: os processos de constituição de cidadania ativa e de democratização no enfrentamento da exclusão social e pobreza; as condições e formas de intervenção sócio-política e educativa de ONGs no sentido de animar e fortalecer tais processos e; o significado e o impacto das ações desenvolvidas pelas ONGs.,Cidadania, Controle Social, Democracia, Exclusão Social, GT Indicadores, Indicadores Sociais, ONGS, Participação Cidadã, Seminário Cidadania Pobreza e Exclusão Social, Terceiro Setor,Cândido Grzybowski, Francisco de Oliveira, Gaudêncio Frigotto, Hamilton Faria, Regina Novaes, Regina Rocha, Sílvia Camurça, Tania Pacheco,
Neste volume, a rede de educadores da Aliança apresenta suas propostas, esperando contibuir para gerar e propor modos de ação concreta, que permitam superar o atual modelo que caracteriza o sitema de ensino como reprodutor das desigualdades que permeiam nossas sociedades. Considera-se que no contexto de crise civilizatória que estamos vivenciavdo, torna-se indispensável analisar profundamente e redefinir os espaços dedicados à Educação, valorizando o trabalho de docentes com vistas à sua participação na construção de um mundo mais responsável, plural e solidário.,Caderno de Proposições para o século XXI, Cidadania, Cultura, Desenvolvimento Sustentável, Educação, Educação Popular, Formação Cidadã, Participação Cidadã, Publicações Pólis,Jorge Cardelli, Laura Maffei, Miguel Duhalde,
As propostas apresentadas nesse volume buscam sensibilizar aqueles atores da sociedade que, direta ou indiretamente, influenciam o processo educativo e os padrões de relacionamento dos seres humanos com a natureza e a proteção da vida. Busca-se finalmente, atingir a todas as pessoas interessadas na construção de um projeto novo para a humanidade, contribuindo para o despertar em homens e mulheres, jovens, idosos e crianças, de uma consciência crítica e de uma prática cidadã na sua relação com o meio-ambiente. Este caderno é, portanto, dirigido a todos os “Cidadãos da Terra”.,Caderno de Proposições para o século XXI, Cidadania, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Educação Cidadã, Meio Ambiente, Publicações Pólis,Christian Souchon, Philippe Robichon, Yolanda Ziaka,Hamilton Faria (Coord.).