A Campanha São Paulo Composta, Cultiva é formada por 58 organizações e redes da sociedade civil. Juntas, queremos aumentar o comprometimento da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de São Paulo com as políticas públicas para a reciclagem dos resíduos orgânicos, como sobras de alimentos e de poda, e promoção da agroecologia no município.
Iniciada em 2020, a Campanha é apoiada pelo Urban Movement Innovation Fund (UMI Fund), iniciativa que reúne instituições e movimentos internacionais em torno de temas como resíduo zero, equilíbrio climático e transição justa. O UMI Fund tem apoiado seis projetos em cinco continentes, todos com foco na gestão adequada de resíduos sólidos. A Campanha também conta com apoio da Global Alliance for Incinerator Alternatives (GAIA), que busca fortalecer uma rede de organizações e grupos que desenvolvem alternativas sustentáveis para a gestão adequada de resíduos sólidos.
Ao longo dos anos de atuação, a Campanha buscou dialogar com gestores/as públicos/as, vereadoras/es e órgãos públicos para reconhecer os desafios institucionais para a implantação da compostagem de resíduos orgânicos e desenhar caminhos possíveis para fortalecer as políticas públicas existentes e avançar no desvio destes resíduos do aterro sanitário ou de incineradores. Acreditamos que a compostagem é o caminho para reduzir as emissões de gases do efeito estufa do setor, para promover a agricultura urbana agroecológica e regenerar o solo e para gerar empregos de forma justa e inclusiva!
vídeos