A Campanha São Paulo Composta, Cultiva é formada por mais de 50 organizações e redes da sociedade civil. Juntas, queremos aumentar o comprometimento da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de São Paulo com as políticas públicas para a reciclagem dos resíduos orgânicos, como sobras de alimentos e de poda, e promoção da agroecologia no município.
Você sabe o quanto de resíduo a cidade de São Paulo joga no lixo? Para onde isso tudo vai? Sabia que metade de todo o lixo que sai das casas é composto por sobras de alimentos e resíduos de jardinagem? Quais os impactos que isso gera e o quanto a cidade perde com este desperdício?
A compostagem é a reciclagem dos resíduos orgânicos, que transforma todos estes resíduos orgânicos em composto orgânico! E ainda melhor, para promover a agricultura agroecológica e produção de alimentos saudáveis no cinturão verde da cidade de São Paulo!
Por esses motivos, a Campanha formulou um Documento base para tomada de decisão com o objetivo de apresentar a políticos, tomadores de decisão, formuladores de políticas públicas e sociedade civil do município de São Paulo/SP dados e informações que justifiquem a necessidade e urgência de promover avanços em políticas públicas de gestão de resíduos orgânicos na cidade.
Em 2024, haverá a renovação do contrato de concessão da gestão de resíduos sólidos, responsável por determinar por 20 anos a forma de coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, após ser firmado. Este documento visa subsidiar o planejamento, as decisões e ações do Poder Público, de forma a seguir as diretrizes estabelecidas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e em outras políticas públicas que possibilitem uma retomada e fortalecimento da economia circular, verde e inclusiva e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas no município de São Paulo. Faça download na aba “documentos”, do lado direito da tela.
nossas propostas
A Campanha São Paulo Composta, Cultiva tem buscado influenciar políticas públicas para avançar na reciclagem de resíduos orgânicos e na promoção da agroecologia no município de São Paulo. Por isso, durante o processo de consulta pública para o Programa de Metas da Gestão 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo, o projeto defendeu metas mais arrojadas no que diz respeito as hortas urbanas e compostagem.
O resultado foi que 6 das propostas do projeto para o Programa de Metas ficaram entre as 8 mais votadas. Agora, seguiremos pressionando para ver como serão absorvidas na revisão e concretizadas. Veja nossas propostas na aba “documentos”, do lado direito da tela.