O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

VÍDEO: Você sabe o que é licenciamento ambiental?

Captura de Tela 2017-01-26 às 16.23.34
Desenvolvimento Econômico Local, Inclusão e Sustentabilidade
26 de janeiro de 2017

Confira a animação sobre como se dá o licenciamento ambiental realizada pelo Observatório Litoral Sustentável

Nos últimos anos, a exploração de petróleo e gás natural no litoral paulista aumentou significativamente em decorrência da descoberta do Pré-Sal. Para criar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a responsabilidade das instituições com o meio ambiente e a população local, criaram-se instrumentos regulatórios como o licenciamento ambiental.

Para explicar melhor o que é o licenciamento ambiental e todas as fases desse processo, o Observatório Litoral Sustentável criou uma animação para contribuir para o acesso da população a informações que venham a ampliar o controle social daquilo que acontece nas regiões litorâneas, e traz informações que também se aplicam a outras áreas onde há a exploração de recursos naturais.

Tal instrumento é uma obrigação legal que responsabiliza os empreendedores pela minimização das consequências dessa exploração. O licenciamento ambiental acontece antes de qualquer atividade de extração petrolífera, de minério, ou outras atividades de alto impacto para a natureza e o entorno. As empresas, por exemplo, apresentam estudos sobre tais impactos. Depois, audiências públicas, formadas por representantes da sociedade civil e especialistas, poderão decidir sobre as necessidade de compensações e mitigações ambientais.

Assista ao vídeo:

 

Confira também:

Diálogo sobre os grandes empreendimentos

Publicação sintetiza trajetória do Observatório Litoral Sustentável

Plataforma monitora políticas públicas do Litoral Paulista

Anterior / Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>