confira a publicação de justiça climática e infraestruturas urbanas!
Como as cidades estão se preparando para enfrentar as mudanças climáticas? Estamos realmente no mesmo barco? Nossas cidades são fortemente marcadas pela desigualdade socioterritorial, condicionando as populações periféricas e racializadas à precariedade urbana e aos efeitos mais intensos da crise do clima. A partir dos desafios impostos pela crise climática, o curso “Justiça Climática e Infraestruturas Urbanas” dialogou sobre a necessidade de transformações radicais dos processos de produção de nossas cidades, refletindo sobre o papel das cidades no enfrentamento de questões sistêmicas como o racismo ambiental, a pobreza energética, o acesso à água, saneamento e o direito à moradia adequada, para de fato atingir o caminho da justiça climática.
Foram 6 aulas às segundas-feiras das 19h às 21h, integralizando 12h de curso, organizadas pela nossa Escola da Cidadania e as pessoas que ministraram as aulas podem ser conferidas na página do curso.
Agora, como resultado do curso, organizamos uma publicação com os diálogos, produção das pessoas participantes e percepções das pessoas palestrantes acerca do tema.