para entender o que é justiça climática
Quer saber mais sobre justiça climática, mas ainda não sabe por onde começar? Separamos uma lista de referências com livros e publicações para quem tem interesse ou deseja se aprofundar no tema. Veja abaixo!
1. Racismo Ambiental, Jornal Identidade
A 23ª edição do jornal, organizado pela UneAfro, traz uma série de textos que refletem sobre justiça climática, racismo ambiental, movimento negro, pobreza menstrual, cultura e educação popular.
2. Clima e Direitos Humanos – Vozes e Ações
Este e-book, organizado pela Conectas, é composto por uma coletânea de artigos que colocam no centro do debate das questões climáticas a importância de discutir os direitos humanos e seus desdobramentos.
3. Construindo cidades sustentáveis e resilientes ao clima para todos (disponível em inglês)
Na intersecção entre pobreza e mudanças climáticas, essa publicação traz o conhecimento prático e experiência adquirida pela Cities Alliance, uma parceria global de combate à pobreza urbana e incentivo ao desenvolvimento sustentável.
4. O que o antirracismo pode ensinar ao campo das mudanças climáticas?
Nessa publicação, participantes do LAB Clima e Periferias, projeto do Perifa Connection, exploram esse questionamento para explicitar como as principais vítimas das mudanças climáticas têm raça, gênero e endereço definido.
5. Justiça climática – Esperança, resiliência e a luta por um futuro sustentável
Este é um livro escrito por muitas vozes, de diferentes países, que compartilham relatos comoventes e reais sobre os efeitos da mudança climática na vida. Regimes de chuvas imprevisíveis, enchentes, tsunamis, furacões, colheitas perdidas e florestas incendiadas.
Essa publicação explora a relação entre a crise habitacional e a crise climática, apontando caminhos para um futuro mais resiliente a partir da participação dos habitantes na construção de estratégias para um desenvolvimento sustentável.